Cinegética

O Interior do Baixo Guadiana é um território com forte apetência cinegética. Na verdade a caça é prática desportiva comum nos territórios serranos onde a afluência é crescente e não apenas pela forte ocorrência de fauna cinegética, como pelas boas condições naturais para que as espécies se desenvolvam e criem excedentes, o que acarreta benefícios tanto para a espécie como para os caçadores. Em Portugal, a caça encontra-se regulamentada, estando definidas as épocas de caça e quais as espécies protegidas, sendo que existem algumas de captura interdita, por forma a garantir um exploração sustentável dos recursos cinegéticos. 

Alcoutim é um dos concelhos do país com maior apetência para a prática cinegética. No Algarve é na realidade o concelho mais cinegético, possuindo quase metade das zonas de caça turísticas existentes na Região. A caça a espécies como a perdiz, a rola, o coelho, a lebre, o javali e a raposa é praticada nas terras de Alcoutim desde tempos imemoriais, sempre associados à deliciosa gastronomia.

Aqui a caça já representa uma importante fonte de emprego, direto e indireto, no concelho, assim como uma considerável entrada de receitas. Por outro lado, tem contribuído para o aumento do fluxo de visitantes, sendo a caça um dos cartões de visita mais emblemáticos de Alcoutim, apelidado o concelho de paraíso cinegético.

Talvez pelas raízes culturais, após a Lei da Caça ter permitido a criação de Zonas de Caça Associativas e Turísticas, a sociedade civil de Alcoutim manifestou grande dinamismo associativo e empresarial, sendo imensas associações existentes.

Com 300 km2, o concelho de Castro Marim conta com um universo de cerca de 20 associações de Caça. Esta atividade tem vindo a sofrer uma evolução notória no concelho, ao longo dos últimos anos, sendo cada vez mais visível o aumento de espécies cinegéticas e a sua conservação. Aqui o trabalho cinegético desenvolvido tem vindo a ser cada vez mais reconhecido, não apenas no que diz respeito à conservação das espécies, mas também, em matéria de prevenção de incêndios. 

Toda a informação sobre a cinegética  pode ser encontrada de forma detalhada no site da Federação de Caçadores do Algarve em: http://www.fcalgarve.pt/